A DISCIPLINA
História da propaganda no mundo e no Brasil. Os principais marcos da comunicação, conceitos de publicidade e da propaganda e sua terminologia técnica. Áreas e redes de comunicação e as áreas de atuação do publicitário. Conceitos e tipos de anunciantes, agências, fornecedores, verbas e veículos de comunicação. A estrutura básica da agência de propaganda com seus principais departamentos e suas funções e importâncias dentro do processo de desenvolvimento de uma campanha. Diferentes formas de propaganda.
OBJETIVOS GERAIS
- Levar o aluno a conhecer a história da propaganda no Brasil e sua influência no desenvolvimento dos meios de comunicação de massa;
- Transmitir ao aluno uma visão geral dos elementos que compõem a Comunicação com o Mercado;
- Apresentar os campos de trabalho vinculados à comunicação: Anunciantes; Agências de Propaganda, de Promoção e outras; Fornecedores e Veículos de Comunicação (TVs, rádios, jornais, revistas, outdoor, mídias alternativas e outros);
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Relacionar a publicidade e a propaganda às demais disciplinas da série;
- Obter o conhecimento inicial sobre o desenvolvimento da propaganda através da sua história no Brasil;
- Reconhecer as principais características do profissional de publicidade e propaganda;
- Identificar como ocorre o relacionamento entre o anunciante, agência, fornecedores e veículos de comunicação na publicidade;
- Identificar a agência de comunicação, seus departamentos, e principais atribuições.
- Desenvolver o vocabulário pertinente ao publicitário.
BIBLIOGRAFIA
Básica
COMPLEMENTAR
BIBLIOGRAFIA
Básica
- ROCHA, Angela da, Administração de Marketing: conceitos, estratégias, aplicações. São Paulo: Atlas, 2012.
- LUPETTI, Marcélia. Administração em Publicidade e Propaganda: a verdadeira alma do negócio. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
- MARTINS, Zeca. Propaganda é isso aí.. Um guia para novos anunciantes e futuros publicitários. São Paulo: Saraiva, 2010.
COMPLEMENTAR
- BELCH, George E., BELCH, Michael E. Propaganda e Promoção. 7 ed. São Paulo: Mcgraw-Hill Brasil, 2008.
- BARRETO, Roberto M. Agências de Propaganda e as Engrenagens da História. 1 ed. São Paulo: Summus, 2006.
- PEREZ, Clotilde, BARBOSA, Ivan Santos. Hiperpublicidade v2: atividades e tendências. São Paulo: Thomson Leraning. 2008
DATA
|
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
|
24.02
terça-feira
|
Introdução à Disciplina. Apresentação da Ementa.
Cronograma de Atividades.
|
26.02
quinta-feira
|
A Tecnologia do Futuro. As influências da tecnologia na Publicidade.
|
03.03
terça-feira
|
1. História da propaganda no Brasil,
seu surgimento e desenvolvimento.
1.1 1809
– 1949: início da propaganda no Brasil, a primeira guerra mundial, o rádio, a
revolução de 1932, o anunciante, a segunda guerra mundial.
1.2 1950
– 1960: Televisão, institutos de pesquisa, Lei 4.680, surgimento das redes de
comunicação, valorização dos departamentos de criação nas agências.
|
05.03
quinta-feira
|
Criatividade e o Futuro do Trabalho
|
10.03
terça-feira
|
1.3 Anos
90: agências multinacionais, código de defesa do consumidor, plano real,
CENP, TV paga, início da internet.
1.4 O
futuro da propaganda – interatividade (TV digital, internet, celulares, novas
mídias, redes sociais, dentre outros)
|
12.03
quinta-feira
|
- Continuação da aula anterior.
- Sorteio das agências.
|
17.03
terça-feira
|
2. Como Funciona a Comunicação
2.1. O
Processo de Comunicação com o mercado e as empresas que dele participam.
|
19.03
quinta-feira
|
- Entrega online da formação das
agências.
-Apresentação do Tema de Campanha de Estudo: As Campanhas publicitárias
da Aids nos últimos anos – Proposta de Campanha de Prevenção Contra a Aids.
|
24.03
terça-feira
|
3. Tipos de Anunciantes
3.1. Destacar os campos de trabalho nos Anunciantes:
Deptos. de: Marketing, Comunicação e outros.
3.2. Conceituar: Tipos de Anunciante:
- Bens de consumo;
- Bens Industriais - B2B;
- Entretenimento;
- Governo;
- Associações;
- Intermediários.
|
26.03
quinta-feira
|
-Entrega online das artes finais das
marcas e logomarcas das agências / Defesa em book (ABNT).
|
31.03
terça-feira
|
PROVA B1
|
02.04
quinta-feira
|
Semana de Provas
|
07.04
terça-feira
|
Semana de Provas
|
09.04
quinta-feira
|
Semana de Provas
|
14.04
terça-feira
|
Correção da Prova B1
|
16.04
quinta-feira
|
Atendimento das agências - As Campanhas publicitárias da Aids nos
últimos anos – Proposta de Campanha de Prevenção Contra a Aids.
|
21.04
terça-feira
|
TIRADENTES
|
23.04
quinta-feira
|
Entrega online de Trabalho: As
Campanhas publicitárias da Aids nos últimos anos – Proposta de Campanha de
Prevenção Contra a Aids.
|
28.04
terça-feira
|
4. Agências
de Comunicação
4.1. Demonstrar
como funcionam as Agências de Comunicação através do modelo da Agência de
Propaganda. Agência: missão, estrutura funcional e interação de seus
principais departamentos.
- Planejamento;
- Atendimento;
- Mídia;
- Criação;
- Pesquisa;
- Tráfego;
- Produtor
RTVC.
|
30.04
quinta-feira
|
Apresentação do Material de Campanha
para a Semana de Comunicação - As
Campanhas publicitárias da Aids nos últimos anos – Proposta de Campanha de
Prevenção Contra a Aids.
|
05.05
terça-feira
|
Semana da Comunicação
|
07.05
quinta-feira
|
Semana da Comunicação
|
12.05
terça-feira
|
4.2. Identificar
as formas de relacionamento entre Agências, Fornecedores, Veículos e
Anunciantes.
4.3. Explicar
como funcionam as empresas que produzem/auxiliam a agência na realização da
comunicação: estúdios de fotografia; gráficas; birôs; produtoras de som;
produtoras de filme/vídeo; institutos de pesquisa; outras.
|
14.05
quinta-feira
|
5. Diferentes formas
de propaganda.
5.1. Propaganda de
Produtos
5.2. Propaganda de
Serviços
|
19.05
terça-feira
|
5.3. Propaganda
Política
5.4. Propaganda
Institucional
5.5. Propaganda
Social
|
21.05
quinta-feira
|
Semana de Provas
|
26.05
terça-feira
|
PROVA B2
|
28.05
quinta-feira
|
Semana de Provas
|
02.06
terça-feira
|
PROVA SUBSTITUTIVA
|
04.06
quinta-feira
|
FERIADO
|
09.06
terça-feira
|
Preparação para EXAME
|
11.06
quinta-feira
|
EXAME
|
16.06
terça-feira
|
EXAME
|
18.06
quinta-feira
|
Semana de revisão de Exames
|
23.06
terça-feira
|
Semana de revisão de Exames
|
25.06
quinta-feira
|
Semana de revisão de Exames
|
30.06
terça-feira
|
Final do semestre letivo.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário