Publicidade e Propaganda

A DISCIPLINA

História da propaganda no mundo e no Brasil. Os principais marcos da comunicação, conceitos de publicidade e da propaganda e sua terminologia técnica. Áreas e redes de comunicação e as áreas de atuação do publicitário. Conceitos e tipos de anunciantes, agências, fornecedores, verbas e veículos de comunicação. A estrutura básica da agência de propaganda com seus principais departamentos e suas funções e importâncias dentro do processo de desenvolvimento de uma campanha. Diferentes formas de propaganda.


OBJETIVOS GERAIS

- Levar o aluno a conhecer a história da propaganda no Brasil e sua influência no desenvolvimento dos meios de comunicação de massa;
- Transmitir ao aluno uma visão geral dos elementos que compõem a Comunicação com o Mercado;
- Apresentar os campos de trabalho vinculados à comunicação: Anunciantes; Agências de Propaganda, de Promoção e outras; Fornecedores e Veículos de Comunicação (TVs, rádios, jornais, revistas, outdoor, mídias alternativas e outros);


 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Relacionar a publicidade e a propaganda às demais disciplinas da série;
- Obter o conhecimento inicial sobre o desenvolvimento da propaganda através da sua história no Brasil;
- Reconhecer as principais características  do profissional de publicidade e propaganda;
- Identificar como ocorre o relacionamento entre o anunciante, agência, fornecedores e veículos de comunicação na publicidade;
- Identificar a agência de comunicação, seus departamentos, e principais atribuições.
- Desenvolver o vocabulário pertinente ao publicitário.

BIBLIOGRAFIA

Básica

  • ROCHA, Angela da, Administração de Marketing: conceitos, estratégias, aplicações. São Paulo: Atlas, 2012.
  • LUPETTI, Marcélia. Administração em Publicidade e Propaganda: a verdadeira alma do negócio. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
  • MARTINS, Zeca. Propaganda é isso aí.. Um guia para novos anunciantes e futuros publicitários. São Paulo: Saraiva, 2010.

COMPLEMENTAR

  • BELCH, George E., BELCH, Michael E. Propaganda e Promoção. 7 ed. São Paulo: Mcgraw-Hill Brasil, 2008.
  • BARRETO, Roberto M. Agências de Propaganda e as Engrenagens da História. 1 ed. São Paulo: Summus, 2006.
  • PEREZ, Clotilde, BARBOSA, Ivan Santos. Hiperpublicidade v2: atividades e tendências. São Paulo: Thomson Leraning. 2008




DATA
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
24.02
terça-feira
Introdução à Disciplina. Apresentação da Ementa. Cronograma de Atividades.
26.02
quinta-feira
A Tecnologia do Futuro. As influências da tecnologia na Publicidade.
03.03
terça-feira
1.            História da propaganda no Brasil, seu surgimento e desenvolvimento.
1.1          1809 – 1949: início da propaganda no Brasil, a primeira guerra mundial, o rádio, a revolução de 1932, o anunciante, a segunda guerra mundial.
1.2          1950 – 1960: Televisão, institutos de pesquisa, Lei 4.680, surgimento das redes de comunicação, valorização dos departamentos de criação nas agências.
05.03
quinta-feira

Criatividade e o Futuro do Trabalho
10.03
terça-feira
1.3          Anos 90: agências multinacionais, código de defesa do consumidor, plano real, CENP, TV paga, início da internet.
1.4          O futuro da propaganda – interatividade (TV digital, internet, celulares, novas mídias, redes sociais, dentre outros)
12.03
quinta-feira
- Continuação da aula anterior.
- Sorteio das agências.
17.03
terça-feira

2.            Como Funciona a Comunicação
2.1.        O Processo de Comunicação com o mercado e as empresas que dele participam.
19.03
quinta-feira
- Entrega online da formação das agências.
-Apresentação do Tema de Campanha de Estudo: As Campanhas publicitárias da Aids nos últimos anos – Proposta de Campanha de Prevenção Contra a Aids.

24.03
terça-feira
3.            Tipos de Anunciantes

3.1. Destacar os campos de trabalho nos Anunciantes: Deptos. de: Marketing, Comunicação e outros.
3.2. Conceituar: Tipos de Anunciante:
- Bens de consumo;
- Bens Industriais - B2B;
- Entretenimento;
- Governo;
- Associações;
- Intermediários.
26.03
quinta-feira
-Entrega online das artes finais das marcas e logomarcas das agências / Defesa em book (ABNT).

31.03
terça-feira
PROVA B1
02.04
quinta-feira
Semana de Provas
07.04
terça-feira
Semana de Provas
09.04
quinta-feira
Semana de Provas
14.04
terça-feira
Correção da Prova B1
16.04
quinta-feira
Atendimento das agências - As Campanhas publicitárias da Aids nos últimos anos – Proposta de Campanha de Prevenção Contra a Aids.
21.04
terça-feira
TIRADENTES
23.04
quinta-feira
Entrega online de Trabalho: As Campanhas publicitárias da Aids nos últimos anos – Proposta de Campanha de Prevenção Contra a Aids.
28.04
terça-feira
4.            Agências de Comunicação
4.1.        Demonstrar como funcionam as Agências de Comunicação através do modelo da Agência de Propaganda. Agência: missão, estrutura funcional e interação de seus principais departamentos.
- Planejamento;
- Atendimento;
- Mídia;
- Criação;
- Pesquisa;
- Tráfego;
- Produtor RTVC.
30.04
quinta-feira
Apresentação do Material de Campanha para a Semana de Comunicação -  As Campanhas publicitárias da Aids nos últimos anos – Proposta de Campanha de Prevenção Contra a Aids.
05.05
terça-feira
Semana da Comunicação
07.05
quinta-feira
Semana da Comunicação
12.05
terça-feira
4.2.        Identificar as formas de relacionamento entre Agências, Fornecedores, Veículos e Anunciantes.
4.3.        Explicar como funcionam as empresas que produzem/auxiliam a agência na realização da comunicação: estúdios de fotografia; gráficas; birôs; produtoras de som; produtoras de filme/vídeo; institutos de pesquisa;  outras.
14.05
quinta-feira
5.            Diferentes formas de propaganda.
5.1.        Propaganda de Produtos
5.2.        Propaganda de Serviços
19.05
terça-feira
5.3.        Propaganda Política
5.4.        Propaganda Institucional
5.5.        Propaganda Social
21.05
quinta-feira
Semana de Provas
26.05
terça-feira
PROVA B2
28.05
quinta-feira
Semana de Provas
02.06
terça-feira
PROVA SUBSTITUTIVA
04.06
quinta-feira
FERIADO
09.06
terça-feira
Preparação para EXAME
11.06
quinta-feira
EXAME
16.06
terça-feira
EXAME
18.06
quinta-feira
Semana de revisão de Exames
23.06
terça-feira
Semana de revisão de Exames
25.06
quinta-feira
Semana de revisão de Exames
30.06
terça-feira
Final do semestre letivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário