Leia com atenção as questões e
responda a alternativa que estiver correta!
As questões são referentes a:
· Conceituação e
exercício de direção de arte em publicidade.
· Conceituação e
criação de material de ponto-de-venda.
· Conceituação e
criação para mídia impressa e eletrônica.
· Fundamentação do
design gráfico.
Caro aluno, neste texto, faremos um panorama dos principais movimentos
artísticos do final do século XIX e primeira metade do século XX, nossa
intenção é apresentar os indícios da formação do design gráfico moderno.
Mostraremos cada movimento com as principais características, os artistas participantes
e as contribuições para a história do design.
Movimento das Artes e Ofícios -
Inglaterra (1883 - 1914)
O Movimento das Artes e Ofícios surgiu com
críticas à industrialização e proposta de retorno à tradição artesanal da Idade
Média.
Os principais representantes do movimento foram: o crítico de arte John Ruskin,
o arquiteto e designer William Morris e outros.
As contribuições do movimento foram: o início das escolas técnicas e da
profissão de desenhista industrial (designer).
Movimento Art Nouveau - Paris
(1890 - 1910)
O Movimento Art Nouveau foi orientado para o design, recebeu contribuições das
xilogravuras e estampas japonesas, a linha curva e a inspiração na natureza
foram os seus temas.
Os principais artistas do movimento foram: Toulouse-Lautrec, Pierre Bonnard,
Gustav Klimt, Jules Chéret, Alphonse Mucha e outros.
As contribuições do movimento foram: a criação de pôsteres gráficos, a
produção de objetos de decoração, a utilização do ferro e do vidro como matéria
prima de criação artística.
Cubismo - Paris (1907 - 1914)
O
Cubismo, historicamente, teve origem com as obras de Cézanne, que utilizava
formas naturais reduzidas a esferas, cones e cilindros. Mas, o movimento
cubista teve início a partir da exposição de Les
Demoiselles d’Avignon, no estúdio de Picasso, em 1907.
O
Cubismo se fundamentava na destruição da harmonia clássica das figuras e na
decomposição da realidade, propôs a ruptura na pintura feita até então na
história da arte.
O
Cubismo levantou a reflexão sobre a simultaneidade do espaço e do tempo, em
consonância com os novos fluxos e ritmos do início do século XX. Abriu os
caminhos para se pensar em associações com a física atômica, a montagem
cinematográfica, e a consciência dos mecanismos da linguagem desenvolvida pela
lingüística.
Os
principais artistas do Cubismo foram: Pablo Picasso, Georges Braque, Juan Gris,
Fernand Léger, Robert Delaunay, no Brasil o movimento foi representado por
Antonio Gomide, Vicente do Rego Monteiro e outros.
As
contribuições do Cubismo para a formação do design moderno foram: a utilização
da colagem e montagens no processo de criação dos trabalhos de design gráfico e
publicidade.
O
Cubismo foi responsável pela fotomontagem em grid editorial, por colagens em
anúncios publicitários, e o emprego da expressão de criação no design.
Futurismo - Paris (1909 - 1916)
O Movimento Futurista exaltava o mundo moderno com a velocidade, o automóvel, o
avião e a guerra. Foi um movimento focado na era das máquinas.
Os principais artistas do movimento foram: Filippo Tommaso Marinetti, Giacomo
Balla, Carlo Carrà, Umberto Boccioni, Antonio Sant’Elia e outros.
As contribuições do movimento foram: a alteração do grid da página impressa,
com a palavra redigida em movimento, os pôsteres gráficos e imagens em
movimento.
Dadaísmo - Zurique (1916 - 1922)
O movimento Dada teve origem em Zurique em 1916, no chamado Cabaret Voltaire,
era relacionado aos movimentos anarquistas do período da Primeira Guerra
Mundial.
As principais características do movimento eram se opor a qualquer tipo de
movimento cultural oficial, e incentivava o improviso e acaso.
O movimento Dadaísta era contra a guerra, os trabalhos artísticos tinham um tom
experimentalista e espontâneo.
Os artistas do movimento foram: Tristan Tzara, Marcel Duchamp, Hans Arp,
Francis Picabia, Max Ernst, Man Ray, Kurt Schwitters, Guillaume Apollinaire e
outros.
O Dadaísmo contribuiu na formação do design gráfico moderno de várias maneiras;
ajudando-o a se libertar das restrições retilíneas e reforçou a ideia cubista
do uso da letra em si mesma como experiência visual. Despertou, também, nos
designers o fato de que o chocante e o surpreendente podem representar um
importante papel na superação da apatia visual. Se hoje em dia, este movimento
é lembrado, foi porque os artistas e literários dadaístas tornaram-se os
pioneiros dos processos criativos inusitados.
Movimento De Stijl (O Estilo) -
Neoplasticismo - Amsterdã (1917 - 1932)
O movimento teve a origem na arte e tecnologia, adotava as figuras geométricas
retângulos e quadrados como padrões estéticos.
As cores da construção dos trabalhos do movimento De Stijl foram o amarelo,
branco, preto, azul e vermelho.
Os artistas do movimento foram: Theo van Doesburg, Gerrit Rietveld, Piet
Mondrian e o arquiteto J.J.P Oud e outros.
As contribuições do movimento foram: a criação de um grid ortogonal e o uso da
composição assimétrica no layout da página impressa, a construção de um design
racional. Os conceitos estéticos do De Stijl foram importantes para os
ensinamentos da Bauhaus.
Bauhaus - Alemanha (1919 - 1933)
A escola Bauhaus é reconhecida pela introdução, na arquitetura e no design de
interior, do Estilo
Internacional (a utilização
do simples e funcional), além de ter lançado os fundamentos do estilo do design
industrial.
Os conceitos empregados pela Bauhaus foram: as cores primárias (magenta,
amarelo e azul), as formas primárias (quadrado, triângulo e círculo) e as
formas tridimensionais (o cubo, a pirâmide, a esfera e o cone).
Os temas do design ensinados na Bauhaus foram: a forma segue a função, e
menos é mais.
A escola Bauhaus no período de funcionamento teve três localizações e vários
diretores, em seguida as localidades:
Bauhaus de Weimar (1919-1925) - direção: Walter Gropius;
Bauhaus de Dessau (1925-1932) - direção: Walter Gropius e Hannes Meyer;
Bauhaus de Berlim (1932-1933) - direção: Mies van der Rohe.
Os professores e artistas da Bauhaus foram: Walter Gropius, Mies van der Rohe,
László Moholy-Nagy, Paul Klee, Wassily Kandinsky, Josef Albers, Hebert Bayer,
Marcel Breuer, Hannes Meyer e outros.
O autor Claudio Ferlauto escreve, em seguida, sobre a Bauhaus e as
contribuições para a formação do design: A
escola mais famosa e a que mais influenciou o design no último século foi a
Bauhaus, fundada em 1919 na Alemanha, uma escola de arquitetura que considerava
o desenho dos objetos como responsabilidade dos arquitetos.
Ela nasceu de dois fatores: primeiro que falamos há pouco, do desejo de unir a
arte e a tecnologia recente, e o segundo, da necessidade da sociedade alemã em
particular, e da europeia em geral, devastadas pelas guerras napoleônicas, de
reconstruir suas cidades e reequipar suas habitações de maneira rápida,
econômica e eficiente. Os princípios que norteavam a criação e produção do design
eram a racionalidade, a simplificação das formas e a procura de custos que
possibilitassem o acesso do maior número de pessoas aos produtos
industriais.
Construtivismo Russo - Moscou
(1920 - 1942)
O design visual revolucionário russo teve em
Kasimir Malevitch, um dos seus principais personagens, que estabeleceu o Suprematismo, um estilo de pintura constituído por
elementos absolutos e fundamentais; as formas geométricas do quadrado, do
triângulo e do círculo.
A palavra Construtivismo era um largo rótulo aplicada a um grupo de trabalhos
de tendências diversas, uma de suas metas era combinar as palavras e imagens em
experiências simultâneas, tanto na página impressa quanto no filme.
Os principais representantes do Construtivismo foram: Kasimir Malevitch, El
Lissirzky, Wladimir Maiacovsky, Alexander Rodchenko, Nikday Prusakov, os irmãos
Stenberg e outros.
Entre as contribuições do Construtivismo temos a palavra-imagem que iniciou o
primeiro passo para o fotojornalismo e o tratamento de imagens visuais do
design gráfico.
As experimentações de novas técnicas visuais foram importantes para o design
moderno como a fotomontagem, os fotogramas, a superposição e o uso da
tipografia livre em peças impressas dando uma nova ordem ao design gráfico.
Surrealismo - Paris (1924 - 1945)
O Surrealismo baseou-se na obra de Freud, Interpretação dos Sonhos, que revelava o papel do inconsciente
como repositório dos desejos sexuais reprimidos e no livro de Ulisses,de James Joyce,
publicado em 1922. O movimento utilizou-se da técnica da livre associação de
ideias para revelar o subconsciente dos seus personagens.
A arte surrealista adotou como principal tema o simbolismo, as imprevisíveis justaposições
do inconsciente, do modo como normalmente acontecem nos sonhos, essa temática
foi empregada nos trabalhos dos artistas do movimento.
Os principais artistas do movimento foram: André Breton, Max Ernst, René
Magritte, Salvador Dalí, Joan Miró, Hans Arp, Marc Chagall, Giorgio de Chirico
e outros.
Os designers gráficos ganharam grandes benefícios dos pintores surrealistas,
isso se deve a estreita relação do Surrealismo com as reações emocionais e os
estímulos do inconsciente, este movimento teve uma contribuição decisiva na
comunicação visual e na ilustração contemporânea.
Outra contribuição importante do Surrealismo para o design e publicidade foi o
método de gerir ideias, o
brainstorming, exercício
criativo, presente em agências de publicidade até hoje.
Movimento Art Déco - Paris (1925
- 1930)
O movimento Art Déco é considerado por muitos críticos, um movimento de origem
decorativa, as temáticas criativas adotadas foram: as linhas retas com a
associação dos quadriláteros e figuras de ângulos retos.
O termo Art Déco não era comum nas décadas de 1920 e 1930. Na França, adotou-se
a denominação de style moderne ou Paris 1925, devido à Exposition
Internationale dês Arts Décoratifs et Industriels Modernes, do mesmo ano. Nos
anos 1960 o movimento recebeu o nome de Art Déco.
Os artistas do movimento foram: A. M. Cassandre, A. Tolmer, John Held Jr,
Bret-Koch e outros.
As contribuições do movimento no design moderno foram: a construção do grid da
página impressa, a partir da composição simétrica e a diversidade de cartazes,
anúncios, marcas, fontes tipográficas para o meio impresso.
Depois da Bauhaus
A escola Bauhaus encerrou suas atividades em 1933, nesse momento o design
moderno era uma ideia já em
curso. A arquitetura assumiu o Estilo Internacional e o design industrial tornou-se uma
nova expressão artística, baseada nas estruturas estabelecidas em suas
oficinas. No design gráfico, a assimetria foi instituída, a tipografia
encontrou novas aplicações, diretas e simples; e a importância da publicidade
era um novo fato.
O movimento moderno colocou uma nova ênfase nas cores e nas formas primárias, e
os design dos tipógrafos da Bauhaus, alem dos trabalhos de Theo van Doesburg,
El Lissitzky e Jan Tschichold, trouxeram para o layout da página impressa, um
novo requinte.
O desafio depois da Bauhaus era incorporar as novas ideias a uma estrutura de
comunicação comercial, nem sempre cooperativa.
Nos anos (19)60, a Pop Art
juntamente com as experimentações do espírito dadaísta encontraram as
aplicações das imagens comerciais na publicidade e na indústria da
embalagem.
SUGESTÃO DE LEITURA: Caro
aluno, nossa sugestão de leitura é o capítulo, Os desafios do designer, que está na página 80, do livro Os desafios do designer & outros textos sobre design gráfico, do autor Chico Homem de Melo.
QUESTÃO
RESOLVIDA
ENUNCIADO
Foi um movimento artístico que no
primeiro momento baseou-se na obra de Freud, Interpretação
dos Sonhos, a qual revelava o papel do
inconsciente como repositório dos desejos sexuais reprimidos e no livro de Ulisses, de James Joyce, publicado em 1922. O
movimento utilizou-se da técnica da livre associação de ideias para revelar o
subconsciente dos seus personagens. Qual é o nome do movimento artístico?
RESPOSTA:
O movimento artístico em questão
é o Surrealismo que adotou como principal tema o simbolismo, as imprevisíveis
justaposições do inconsciente, do modo como normalmente acontecem nos sonhos,
essa temática foi empregada nos trabalhos dos artistas do movimento.
TEXTO 2: O design gráfico no
Brasil, a formação após os anos (19)50 e os profissionais pioneiros.
Caro
aluno, neste módulo selecionamos fatos importantes da história do design
gráfico brasileiro, que nos anos (19)50, com início da industrialização,
conseguiu se estruturar e nas décadas seguintes, se inserir no cenário cultural
nacional.
ANOS (19)50
Iniciamos este texto com informações da década de (19)50, princípio de
modernidade e do surgimento do design visual brasileiro.
Comparado a outras atividades e principalmente a outros países, o design é uma
atividade bastante recente no Brasil.
São ministrados os primeiros cursos de design no Instituto de Arte
Contemporânea (IAC) do MASP, por iniciativa do professor Pietro Maria Bardi em São Paulo.
Os anos (19)50 marcam as principais iniciativas de criação daquela que foi
considerada a geração precursora dos designers gráficos no Brasil. Filhos deUlm, netos da Bauhaus, importantes profissionais foram se
formando nas primeiras escolas que lutavam por construir em São Paulo e no Rio de Janeiro, currículos que
refletissem as necessidades advindas dos esforços de industrialização do
Brasil.
É necessário destacar o papel incentivador do governo de Jucelino Kubitschek,
os anos JK, a implantação da
indústria automobilística e a construção de Brasília, projeto dos arquitetos
Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.
Os principais eventos e publicações, as iniciativas que marcaram as diversas
áreas de atuação desses profissionais, os primeiros escritórios de design foram
registrados nesta primeira etapa.
Em São Paulo surge o movimento da Arte Concreta que influenciou o design
gráfico brasileiro, foram participantes os poetas; Augusto de Campos, Haroldo
de Campos e Décio Pignatari, nas artes plásticas o movimento foi representato
por Valdemar Cordeiro que realizou experiências com a fotografia e imagens da
sociedade industrial, Geraldo de Barros desenvolveu trabalhos em fotografia,
artes plásticas e contribuiu com o design de móveis, Antonio Maluf produziu
cartazes, pinturas, desenho e painéis arquitetônicos e Maurício Nogueira
Lima que fez design gráfico e arquitetura de interiores (estandes),
ambientações de estações do metrô e da Estação Ciência (Lapa), intervenções
urbanas no Largo São Bento (painel em prédio criando a noção de perspectiva) e
pintura no elevado presidente Costa e Silva, trabalhos feitos a partir da
década de (19)80.
ANOS (19)60
Caro aluno, os anos (19)60 são responsáveis por muitos avanços tecnológicos
decisivos para a comunicação visual brasileira, no âmbito da vida social e
política temos o início da ditadura militar, em 31 de março de 1964, em seguida
fatos desses momentos históricos.
Em 1964 foi inaugurada a primeira escola de ensino superior de desenho
industrial no Brasil - Escola Superior de Desenho Insdustrial (ESDI) no Rio de
Janeiro.
Em 1969, os astronautas americanos chegam à Lua, momento histórico que é
televisionado para todo o planeta.
A televisão torna-se o meio de comunicação de grande abrangência, até o
primeiro trimestre de 1969, cerca de 4 milhões de brasileiros possuíam um
aparelho de TV em casa.
O mercado internacional começa a explorar o filão de segmento para jovens até
então ignorado. A linguagem utilizada para atingir esse público possui estreita
relação com o psicodelismo e a Pop Art de Andy Warhol, David Rockney e Roy
Lichenstein.
ANOS (19)70
Caro aluno, os anos (19)70 foram repletos de transformações industriais,
sociais e culturais que favoreceram o design brasileiro, porém vivenciamos uma
época repressiva dos governos militares, marcada pela censura dos meios de
comunicação, e prisões dos opositores desse governo, a seguir acontecimentos da
história recente.
Nos anos (19)70 o Brasil torna-se um país urbano, com 56% da população vivendo
nas cidades, em 1972 começa a funcionar a TV em cores no território nacional.
É um período da nossa história, em que há censura dos principais veículos de comunicação,
e grupos de esquerda fazem seqüestros de embaixadores, esse momento
consideramos de anos de
chumbo.
O desenvolvimento do processo fotográfico dá novas perspectivas à mídia
impressa e à linguagem gráfica. O uso do design gráfico é cada vez mais
recorrente na publicidade, exposto nas embalagens, rótulos, malas diretas,
anúncios impressos, cartazes, etc.
Em 1978, os primeiros microcomputadores pessoais são colocados à venda no
mercado mundial.
Os pioneiros do design gráfico
do Brasil
Caro aluno, fizemos uma pequena seleção de profissionais do design gráfico
brasileiro, para exemplificar as décadas de (19)50 e seguintes; o início dos
primeiros passos dos escritórios de design, e os trabalhos desenvolvidos.
Os designers escolhidos são: Aloísio Magalhães, Ruben Martins, Alexandre
Wollner e Emilie Chamie, considerados os
pioneiros do design gráfico do Brasil, a seguir fatos expressivos dos seus
trabalhos:
Aloísio Magalhães (1927-1982) é um dos pioneiros na introdução do design moderno no Brasil, tendo ajudado a fundar a Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro(ESDI). É normalmente considerado pela crítica um dos
mais importantes designers gráficos brasileiros do século XX.
Ao lado dos sócios Joaquim Redig e Rafael
Rodrigues, projetou a identidade visual da Petrobrás, do IV
Centenário do Rio de Janeiro e foi responsável pelo projeto gráfico das notas
do cruzeiro novo (moeda adotada no país a partir de 1966).
Foi também membro fundador d'O Gráfico Amador, uma private press que, através de suas experiências tipográficas, teve
contribuição significativa no moderno design gráficobrasileiro.
Ruben Martins (1929-1968) é absolutamente importante
e contemporâneo. Seu trabalho, de qualidade e profundidade inegáveis, é de
grande compreensão para o design brasileiro e do momento histórico, ao
lado das obras de Alexandre Wollner e Aloísio Magalhães.
Ruben Martins nasceu em São
Paulo, em 1929, cidade na qual iniciou sua formação na arte acadêmica. Em
meados de 1950 foi para Salvador, na Bahia, onde trabalhou como artista
plástico.
Ao lado de Caribé, Mario Cravo e Marcelo Grassman, entre outros artistas,
formou o grupo que revitalizou as artes plásticas nacionais.
Ruben Martins fundou a primeira
agência de design e propaganda em SP, Forminform, são suas criações as marcas:
Bozzano, Braspérola, Cia Interamericana de Metalurgia, Laboratório Procienx,
Casa Almeida.
Alexandre Wollner (1928- ), filho de imigrantes iugoslavos, interessou-se pelo desenho já na
infância. Quando adolescente, frequentava os ateliês da Associação Paulista de
Belas Artes.
Aos 22 anos, Alexandre Wollner entrou no curso de iniciação artística do
Instituto de Arte Contemporânea do MASP, berço da formação dos pioneiros do
design no Brasil, criado em 1950 por Pietro Maria Bardi, Lina Bo Bardi e Jacob
Ruchti.
Destacou-se como aluno e se envolveu em importantes produções artísticas da
época, como a realização dos cartazes de cinema para a Filmoteca Brasileira do
MAM; colaboração na montagem da exposição retrospectiva de Max Bill (1908-1994)
no MASP, no ano de 1951; e montagens das duas primeiras Bienais de São Paulo,
em 1951 e 1953, onde participou com três pinturas e recebeu o Prêmio Jovem Pintor Revelação
Flávio de Carvalho.
Alexandre Wollner, também foi aluno da Escola
de Ulm (Alemanha Ocidental -1958) criou as seguintes marcas: Metal Leve,
Indústria Klabin, Postos São Paulo, Fechaduras Brasil, Eucatex, Fechaduras
Papaiz, MAC-USP, Grupo Industrial Santista, Promax Bardhal, Cofap, Celucat,
Itaú entre outras.
Emilie Chamie (1927-2001) foi a
primeira mulher profissional de design gráfico no país, atuando na área desde a
década de 1950, fez parte da geração de artistas gráficos que introduziu e
modernizou as técnicas e processos de criatividade em comunicação visual. Seu
trabalho é referência pelo rigor e originalidade e tem contribuído com a
formação de novos artistas e profissionais.
Tomou conhecimento dos conceitos da comunicação visual, através do curso do
Instituto de Arte Contemporânea (IAC), em
São Paulo, tendo aulas com o professor Pietro Maria Bardi e convivência com
pintores concretos. Foi uma das primeiras a dedicar-se à produção de linguagens
interdisciplinares (design gráfico, fotografia e teatro). O curso me abriu as portas da
percepção da comunicação visual em suas
formas impressas graficamente, afirmou
certa vez.
Seu trabalho é marcado pela elegância, simplicidade e funcionalidade dos
projetos criados. Acreditou que é essencial que o designer compreenda o que o
cliente necessita e traduza o trabalho na solução do problema. No entanto, nem
por isso pensava que o design fosse um
serviço, mas uma arte específica quedeve se
comunicar através do olhar, destinando-se
uma comunicação imediata e visual. Sendo que para isso, fosse preciso estética,
beleza e funcionalidade.
Não teve familiaridade com o computador, mas não o dispensou para a
finalização, reconhecendo-o como ferramenta útil.
Além disso, outra característica de seu trabalho foi o geometrismo de Mondrian,
demonstrado em chapados, linhas retas e compasso, não pincelado, aliado a um
estudo rigoroso de seleção de cores. A
marca tem de ser construída estruturalmente em preto e branco. Depois é
possível colorir do jeito que quiser... ou até mesmo eliminar a cor, que a
marca não se desfaz.
Entre seus projetos importantes estão a criação da marca do Teatro Brasileiro
de Comédia, e do Centro Cultural São Paulo, referências visuais do design
gráfico nacional.
Emilie Chamie faleceu no dia 23 de setembro de 2001, aos 74 anos, de falência
múltipla de órgãos, em decorrência de hepatite. Seu olhar poético, no entanto,
pode ser conferido na vasta obra construída em 40 anos de profissão.
SUGESTÃO DE LEITURA: Caro
aluno, nossa sugestão de leitura é o capítulo, Marcas do Brasil, que está na página 10, do livro Os desafios do designer & outros textos sobre design gráfico, do autor Chico Homem de Melo.
QUESTÃO RESOLVIDA
ENUNCIADO
É considerada a primeira escola de design do
Brasil nos anos 1950, alguns dos seus alunos tornaram-se profissionais do
design visual nas décadas seguintes, entre eles, Alexandre Wollner e Emilie
Chamie. Qual é o nome dessa escola de design?
RESPOSTA:
A escola de design, em destaque, é o
Instituto de Arte Contemporânea (IAC), criada pelo professor Pietro Maria
Bardi, junto ao MASP, foi o espaço de formação do design moderno brasileiro,
nos anos 1950.
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